Direitos humanos

Local de trabalho

Como uma empresa global, com operações em mais de 60 países, mais de 37.000 funcionários e uma extensa cadeia de suprimentos, é extremamente importante para nós que os direitos humanos de todos os nossos parceiros internos e externos sejam respeitados. Essa é nossa responsabilidade e é vital para que os consumidores continuem confiando em nossas marcas.

Nossa meta é respeitar os direitos humanos em todas as nossas operações e ao longo de toda a nossa cadeia de suprimentos.

Nossa política e nosso compromisso de respeito aos direitos humanos

Reconhecemos o papel importante que nossa empresa desempenha na sociedade e a responsabilidade que temos de respeitar os direitos humanos de todos os nossos parceiros internos e externos. Temos uma política e um compromisso claros de respeitar os direitos humanos, que devem ser seguidos por todos aqueles associados à RB. 

Programa Global de Conformidade Social da RB

Acreditamos que políticas não são suficientes e implementamos um programa de monitoramento proativo de conformidade, que tem como objetivo central a melhoria contínua. Para trabalhar colaborativamente na melhoria dos padrões dentro de nossa cadeia de suprimentos e ao mesmo tempo reduzir o ônus sobre os fornecedores, gerenciamos nosso programa usando a plataforma de informações éticas líder da indústria, a Sedex.

Progresso

Desde o lançamento do programa, em 2012, fizemos grande progresso no desenvolvimento e na integração de nossas exigências e de nosso programa de conformidade às operações do dia a dia da empresa. Atualmente, todas as fábricas da RB, as fábricas de terceiros, centros de distribuição localizados em mercados em desenvolvimento e certos fornecedores de matérias-primas e materiais de embalagem de alto risco estão incluídos em nosso programa de conformidade.

I. Envolvimento

Trabalhamos em colaboração com todos os fornecedores para comunicar nosso Guia de Sustentabilidade do Fornecedor. Todos os contratos de fornecimento incluem uma cláusula obrigatória sobre padrões de sustentabilidade e o cumprimento de nossas exigências de sustentabilidade. Em 2015, o escopo de nosso programa aumentou e passou a incluir centros de distribuição localizados em mercados em desenvolvimento, além das fábricas da RB, das fábricas de terceiros e dos fornecedores que já faziam parte do escopo.

II. Autoavaliação

As instalações e os fornecedores da RB precisam realizar uma autoavaliação de conformidade com nossos padrões de mão-de-obra, saúde e segurança, meio ambiente e integridade empresarial. Em 2015, 100% das fábricas da RB e mais de 85% dos fornecedores da RB incluídos no escopo realizaram uma autoavaliação de conformidade.

III. Auditorias e correção de problemas de conformidade

Como a autoavaliação é, por natureza, apenas uma autoavaliação, fomos além e criamos um programa de auditoria para avaliar fisicamente a conformidade.

Durante a realização das auditorias, as instalações e os fornecedores da RB são avaliados sob condições de operação normais. Em 2015, todas as instalações de alto risco restantes da RB passaram por uma auditoria, e trabalhamos em estreita colaboração com as equipes das unidades e regionais para garantir a correção de todas as áreas nas quais foram identificados problemas de conformidade. Também continuamos a realizar auditorias de fabricantes terceirizados de alto risco, tendo submetido a auditorias 51% a mais de fornecedores do que em 2014. No fim de 2015, 67% dos problemas de conformidade identificados foram corrigidos e foram implementados planos de ação para corrigir os restantes.

As áreas em que foram tipicamente identificados problemas de conformidade estão relacionadas a saúde e segurança, horários de trabalho e falta de sistemas de gestão de sustentabilidade, que são problemas comuns, compartilhados pela maior parte da indústria manufatureira em mercados em desenvolvimento.

IV. Desenvolvimento de capacidades

O treinamento e o desenvolvimento de capacidades são partes cruciais de nosso programa, pois promovem a conscientização e o entendimento sobre os direitos humanos e sobre como nós e nossos fornecedores podemos garantir que sejam respeitados. Em 2015, os treinamentos interno e externo receberam uma atenção significativa:

  • Foi desenvolvido e lançado um treinamento online sobre as exigências dos Padrões Globais de Fabricação e sobre o programa de conformidade da RB para todos os membros da área de Serviços de Aquisição (globalmente) e Suprimentos em Mercados em Desenvolvimento, com 63% tendo concluído o treinamento em 2015.
  • 634 funcionários nas instalações da RB concluíram o treinamento online sobre conformidade com os Padrões Globais de Fabricação nas instalações da RB.

Os principais fornecedores no México e na China participaram de conferências sobre Padrões Globais de Fabricação realizadas pelo AIM-Progress e pela RB. Também participaram dessas conferências as equipes de Aquisição, Qualidade e Pesquisa e Desenvolvimento da RB.

Conferência de Fornecedores de 2014 em Gurgaon, Índia

Conferência de Fornecedores de 2015 em Dongguan, China

Fizemos um progresso considerável, mas reconhecemos a crescente importância e complexidade dos direitos humanos e das práticas empresariais responsáveis e estamos comprometidos a melhorar continuamente nossa abordagem.

Em 2015, realizamos uma revisão estratégica completa de todas as nossas exigências, das metas para 2020 e do programa de conformidade com base nas melhores práticas da indústria e nos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos. A revisão identificou oportunidades de melhoria em cada uma dessas áreas, que aprimorarão ainda mais a abordagem da RB para garantir o respeito aos direitos humanos dentro de nossas operações e de nossa cadeia de suprimentos. Muitas das recomendações da revisão, como mudanças de políticas e ampliação do escopo do programa, serão implementadas durante o ano de 2016.

Colaborações na indústria

Trabalhamos com a Sedex para alcançar melhorias nas práticas empresariais éticas e responsáveis em nossa cadeia de suprimentos.

AIM-Progress é um fórum de empresas de Bens de Consumo de Alta Rotatividade que viabiliza e promove práticas de aquisição responsáveis e cadeias de suprimentos sustentáveis.